O Livorno, o Catânia e o Bolonha vão ser despromovidos à segunda divisão italiana, a Serie B, na sequência da conjugação dos resultados hoje da 37.ª e penúltima jornada da liga italiana de futebol.
O Livorno perdeu em casa contra a Fiorentina (1-0, golo de Cuadrado aos 57 minutos), um resultado que confirma os homens de Florença na Liga Europa, mas representa a despromoção para a equipa toscana.
Num "duelo de aflitos", o Catânia - que jogou mais de uma hora só com 10 - foi ao terreno do Bolonha ganhar por 2-1. O Catânia marcou primeiro, por Monzon (57 minutos), o Bolonha empatou por Morleo aos 79, mas o ex-benfiquista Bergessio selou o triunfo aos 84 minutos.
No entanto, nenhuma das equipas se salvou, já que o Chievo ganhou fora ao Cagliari (0-1) e o Sassuolo (com Pedro Mendes na última meia hora) recebeu e bateu o Génova por 4-2.
A uma jornada do fim, o Livorno tem 25 pontos, enquanto Catânia e Bolonha têm 29, a inalcançáveis quatro pontos dos 33 do Chievo e a cinco dos 34 do Sassuolo.
O Livorno - que tem o mais modesto orçamento da primeira divisão italiana, com 25 milhões de euros - tem a defesa mais batida do campeonato italiano (74 golos) e nem os 15 golos marcados pelo brasileiro Paulinho evitaram a descida de divisão.
Já o Catânia desce à série B um ano depois da sua melhor classificação de sempre, um oitavo lugar. O Bolonha - um histórico do futebol italiano com sete títulos na vitrina - desce à segunda divisão, onde não estava desde a época 2007/2008.
O Palermo já assegurou a subida à Serie A.
Nos lugares de topo, Torino e Parma jogaram pelo sexto lugar, o último a dar acesso à Liga Europa (terceira pré-eliminatória). O empate a 1-1 significa que os homens de Turim (com 56 pontos) têm de assegurar a Liga Europa, na 38.ª jornada, num embate contra o quarto classificado, a Fiorentina. Já a equipa de Parma recebe o já despromovido Livorno.
A 37.ª jornada termina com o duelo entre a AS Roma e a já campeã Juventus, mas fica marcada por incidentes racistas no Atalanta - AC Milan, com adeptos da equipa da casa a mandarem bananas ao avançado milanês Kevin Constant.
O Atalanta ganhou a partida por 2-1.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.