Mais um caso de racismo no futebol italiano. Carlo Tavecchio, vice-presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC) utilizou uma expressão de cariz racista para falar dos jogadores estrangeiros no futebol italiano.

O principal candidato a presidente da Federação Italiana de Futebol diz-se contra a rápida integração de jogadores "que antes comiam bananas" e se chamam "Opti Pobá".

"Em Inglaterra, os jogadores são identificados à chegada e, se forem profissionais e com currículo, podem jogar. Aqui, em Itália, chega um Opti Pobà qualquer, que antes comia bananas, e integra o plantel principal da Lázio", disse o dirigente federativo.

A declaração visava o camaronês Joseph Minala, jogador que causou muita polémica devido a sua idade. Os documentos de Minala dizem que tem 17 anos mas o jogador da Lazio aparenta ter mais. A Federação Italiana mandou investigar o jogador e constatou que tem mesmo 17 anos.

Após as declarações Tavecchio foi chamado para justificar-se.

"Não me recordo se usei a palavra banana, apenas quis alertar para o facto de Inglaterra se ser mais exigente com os jogadores que vêm de fora. Se alguém interpretou meu discurso como ofensivo, peço desculpas", disse o dirigente.

Tavecchio é considerado o favorito na disputa com o ex-jogador Demetrio Albertini para a Federação Italiana de Futebol, nas eleições marcadas para o dia 11 de agosto.