O campeonato italiano de futebol arranca no sábado com a Juventus à procura do quarto "scudetto" consecutivo, numa edição em que se espera que os históricos de Milão façam melhor figura.

O emblema de Turim, que tem sido dominador nas últimas três temporadas na Serie A e que apenas uma vez na sua história alcançou quatro títulos consecutivos, começa a competição com o estatuto de principal favorito, embora tenha uma baixa de "peso", o treinador Antonio Conte, o principal responsável pelo renascimento da "vecchia signora" depois de uma passagem pela segunda divisão.

Inesperadamente, Conte abandonou o clube na pré-temporada, acabando dias mais tarde por ser anunciado como novo selecionador italiano, e Massimiliano Allegri acabou por ser o escolhido para levar a "Juve" ao tetracampeonato, algo que não acontece desde a temporada de 1933/34. Nesse período, o emblema de Turim chegou mesmo ao penta.

Para a estreia no terreno do Chievo, a Juventus deverá apresentar o francês Patrice Evra (ex-Manchester United) e o espanhol Morata (ex-Real Madrid), aqueles que foram os principais reforços para esta temporada.

Vice-campeão na última época, embora com 17 pontos de diferença para a "vecchia signora", a AS Roma manteve o técnico francês Rudi Garcia e as suas principais figuras, tendo-se reforçado com o argentino Iturbe, extremo que estava no Verona e que já passou pelo FC Porto, com o inglês Ashley Cole (ex-Chelsea) e o maliano Keita. A estreia dos romanos é igualmente no sábado na receção à Fiorentina, que foi quarta classificada em 2013/14.

Depois de ter alcançado um algo surpreendente terceiro lugar na última temporada, o Nápoles arranca a Serie A como "outsider", embora tenha conseguido manter a suas principais figuras, incluindo o avançado argentino Gonzalo Higuaín.

Depois de um ano desastroso, Inter de Milão e AC Milan procuram recuperar o prestígio perdido e regressar ao topo da Serie A e à luta pelo "scudetto". O Inter, que foi quinto na última temporada a uns impensáveis 42 pontos da Juventus, manteve o técnico Walter Mazzarri e teve como contratação mais sonante o defesa central sérvio Nemanja Vidic, que se estreia no campeonato italiano depois de quase uma década no Manchester United.

Mais radical foi a preparação do AC Milan, oitavo classificado em 2013/14, que aparece agora liderado pelo seu histórico ex-avançado Filippo Inzaghi e sem o problemático Mario Balotelli, que foi transferido para o Liverpool. Destaque para as aquisições do guarda-redes espanhol Diego Lopez ao Real Madrid e o médio francês Ménez ao Paris Saint-Germain.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.