O Cagliari, com um “hat-trick” do médio sueco Albin Ekdal, surpreendeu tudo e todos, com uma lição em pleno San Siro ao Inter Milão, ao golear por 4-1, num jogo em que até falhou uma grande penalidade.

A equipa da Sardenha era uma improvável vencedora em casa de um dos “candidatos” aos lugares da frente, mas a estratégia do técnico checo Zdnenek Zeman, de 67 anos, e com longa e respeitada carreira na Série A, deu resultados.

O Cagliari conseguiu obter a sua primeira vitória nesta época (tem quatro pontos em cinco jornadas) e sair dos lugares do fundo, em contraponto com a formação do Inter, que ficou mais longe da frente, após os triunfos prévios da Juventus e AS Roma.

As duas equipas lideram o campeonato, com um pleno de triunfos (cinco jogos, 15 pontos), seguidos pela Udinese (nove pontos e ainda defronta na segunda-feira com o Parma), enquanto o Inter soma oito pontos, juntamente com AC Milan, Verona e Sampdória.

O jogo de hoje foi uma lição de Zeman ao defensivo técnico “interista” Walter Mazzarri, num jogo em que tudo correu bem ao sueco Ekdal, jogador pouco habituado a fazer golos.

O Cagliari marcou logo aos dez minutos por Sau, mas o Inter ainda empatou por Osvaldo, aos 18. O descalabro surgiu pouco depois da expulsão, aos 27, do japonês Nagamato, com dois amarelos em dois minutos.

Ekdal marcou para o Cagliari aos 29, 34 e 44, este último um minuto depois de Cossu ter falhado uma grande penalidade para a equipa da Sardenha.

Também hoje, o AC Milan perdeu terreno para a frente, ao não ir além de um empate na visita ao Cesena (1-1). A equipa de Filippo Inzahi até esteve a perder, mas Rami anulou (19), a vantagem que Succi tinha dado aos da casa.

Foi um jogo em que o AC Milan se viu reduzido a dez jogadores aos 73 minutos, por expulsão do central colombiano Zapata.

Nos jogos de hoje, nota positiva para o Nápoles, que venceu na visita ao Sassuolo (0-1). Torino e Fiorentina, em Turim, e Chievo e Empoli, em Verona, fizeram os mesmos resultados, com empates a um golo.

Ainda hoje, embora a jornada apenas termine na segunda-feira, o Génova recebe a Sampdoria.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.