A Juventus isolou-se hoje na liderança do campeonato italiano de futebol, com polémico triunfo por 3-2 sobre a AS Roma, em desafio da sexta jornada, com três penaltis, duas expulsões e muitas quezílias.

O tricampeão beneficiou de dois erros de arbitragem para fazer os seus dois primeiros golos, ambos de penalti: no primeiro, na sequência de livre direto, um defesa salta em cima da linha e a bola bate-lhe no braço, fora da área de rigor, e no segundo, há um carrinho fora da área, na lateral, ficando até a sensação de que não houve toque no avançado.

Indiferente a tudo isso, o argentino Carlos Tevez fez o 1-0, aos 27 minutos, e, depois, igualou a dois, nos descontos do primeiro tempo (45+3): o treinador Rudi Garcia não gostou, protestou e foi expulso após o primeiro penalti.

Antes, Totti (32) igualou, também de penalti, este real, enquanto o ex-portista Juan Iturbe (44) consumou a reviravolta, correspondendo ao passe de Gervinho com uma diagonal e remate de primeira, com o pé esquerdo.

Aos 86 minutos, o defesa central Leonardo Bonucci arrancou um forte pontapé de fora da área, sem deixar cair a bola, e consumou o triunfo dos alpinos, que já vão em 22 êxitos consecutivos em casa em jogos de campeonato.

Dois minutos depois, os ânimos voltaram a aquecer e Moratta e Manolas foram expulsos.

Após seis jornadas, a “Juve” manteve o pleno de triunfos e sofreu os primeiros golos, passando a somar 18 pontos, mais três do que a formação da capital, que também seguia 100 por cento vitoriosa.

A Udinese, de Bruno Fernandes, desaproveitou o deslize da AS Roma, ao ceder empate 1-1 frente ao modesto Cesena, consentido já nos descontos e de penalti: o jovem internacional sub-21 português entrou em jogo aos 17 e aos 62 “sentou” um adversário e depois fuzilou cruzado para o 1-0.

Quando o triunfo parecia assegurado, o árbitro “criou” um penalti por pretensa falta defensiva que Cascione converteu aos 90+2 minutos: a Uninese ficou com 13 pontos, enquanto o Cesena averbou o sexto.

Melhor proveito teve a Sampdoria, que, mesmo sendo dominada nas principais estatísticas, precisou de apenas um golo, em contra-ataque finalizado por Manolo Gabbiadini (35 minutos), para vencer a Atalanta e conquistar os três pontos, destronando a Udinese do terceiro lugar, com 14 pontos.

A Lazio, de Bruno Pereirinha (suplente), sofreu para vencer o “lanterna vermelha” Sassuolo, por 3-2, com os forasteiros em inferioridade numérica desde os 61 minutos, já com o resultado feito.

Entre aflitos, o Empoli venceu o Palermo por 3-0.

A jornada fica completa com o Fiorentina-Roma e o Nápoles-Torino.