Michael Essien voltou a comentar a série de rumores que invadiram as redes sociais em novembro, que indicavam que o jogador do Milan havia contraído o vírus do ébola. O próprio médio considerou a situação uma brincadeira de mau gosto e apelou a uma maior sensibilidade.

"Foi num domingo. Treinei como de habitual nessa manhã e fui para casa de tarde para relaxar. Recebi uma chamada do médico do clube que me disse que as notícias diziam que eu tinha ébola. Eu respondi-lhe: 'como é que eu posso ter ébola? Tu viste-me de manhã no treino'. Passados alguns minutos, a minha assessoria de imprensa enviou-me publicações no Twitter do embuste. Brincámos com a situação e esquecemos tudo", relatou o médio ao jornal The Guardian.

No entanto, a situação não acabou aí: "Cerca de 45 ou 60 minutos depois, estava estampado nas notícias e eu estava a receber mensagens de amigos, da família e de 'pessoas comuns' a perguntar-me como estava. Até recebi mensagens a desejar uma recuperação rápida".

"A minha família ficou preocupada comigo, tanto que a minha mãe me ligou para ter a certeza que eu estava bem. Não gosto de ver a minha mãe tão preocupada, portanto não foi uma boa experiência e não foi justo para com as pessoas diagnosticadas com ébola. Não é uma piada e as pessoas têm de perceber isso", acrescentou o jogador ganês.