O AC Milan divulgou esta quarta-feira as primeiras fotografias da sua nova casa. O clube italiano apresentou um recinto com uma imagem completamente diferente do atual, sendo bastante futurista. O estádio ficará localizado em Portello, onde substituirá o edifício da Feira de Milão, localizada mesmo no centro da cidade e custará um valor entre os 300 e os 320 milhões de euros.

O projeto terá capacidade para 48 mil lugares (no máximo 50 mil), uma redução em relação a San Siro, que tem capacidade para 80 mil pessoas, mas raramente atinge a sua lotação máxima durante os jogos. A conclusão da construção de um novo recinto para os “rossoneri” está prevista para 2018/19 e marcará o fim da partilha da mesma casa entre os rivais AC Milan e Inter de Milão.

Emílio Faroldi, arquiteto responsável pelo projeto, justificou a nova imagem do edifício com o objetivo de criar um espaço que fosse mais uma “peça da cidade”.

“Nós aproximámos o projeto de temas básicos do trabalho: falamos de responsabilidade ambiental e o conceito de uma área urbana inteligente que tem ligação fácil aos transportes públicos. O estádio também é facilmente associado a um edifício normal e será mais uma peça da cidade e não uma máquina de negócios que é activada uma vez por semana para um evento desportivo”, afirmou ao site do AC Milan.

O responsável pela criação do edifício afirma que a utilidade dos estádios tem vindo a mudar: “Alguns estudos científicos dizem-nos que o papel dos estádios na Europa e no mundo estão a mudar gradualmente. Os estádios já não são unicamente um lugar para eventos desportivos, mas serão uma peça que permitirá reorganizar a imagem de cidade”.

Os “rossoneri” estão alojados em San Siro desde 1926 e partilham o recinto desde 1947 com os “nerazzurri”.