A AS Roma voltou hoje a ser uma ‘pálida imagem’ de um candidato ao título, ao empatar em casa do Verona (1-1), naquele que é o seu sexto empate nos últimos sete jogos na liga italiana de futebol.

A equipa treinada pelo francês Rudi Garcia têm-se mostrado incapaz de aproveitar quaisquer perdas de pontos da tricampeã Juventus e nos últimos jogos apenas conseguiu vencer o Cagliari na 22.ª jornada.

Nas contas da ‘Serie A’, que mostram a ‘apatia’ dos romanos, entram também a recente eliminação em casa pela Fiorentina da Taça de Itália (2-0) e o empate na última quinta-feira (1-1), também no Olímpico, com o Feyenoord, que lhe complica o apuramento na Liga Europa.

Hoje, os romanos ficaram a nove pontos da Juventus, que na quinta-feira fez o que lhe competia e venceu em casa o Atalanta por 2-1. A ‘Juve’ lidera o campeonato com 57 pontos, e a AS Roma tem 48.

Em Verona, a equipa até marcou primeiro, num etapa inicial aceitável, com o capitão Francesco Totti (38 anos) – que já não dura um jogo inteiro – a fazer o 1-0, aos 26 minutos. O Hellas Verona empatou num autogolo de Keita aos 38.

Em outros jogos da 24.ª jornada, a Lazio, com João Silva no banco, venceu o Palermo por 2-1 e aproveitou para subir ao quarto lugar, uma posição que poderá ser provisória na medida em que está ao alcance da Fiorentina, quinta, que recebe mais logo o Torino.

O Nápoles, terceiro, apenas entra em campo na segunda-feira, frente ao Sassuolo e poderá reduzir a desvantagem para a Roma, num dia em que o Inter Milão também estará em ação, com uma visita ao Cagliari.

Foi uma jornada em que não se realizaram os jogos entre Génova e Sampdoria, devido ao mau tempo, nem o Parma-Udinese, devido a problemas financeiros do clube anfitrião, em que jogam os portugueses Varela, emprestado pelo FC Porto, e Pedro Mendes.

O lateral Mário Rui, jogador formado no Sporting e que depois passou nos juniores do Benfica, esteve no triunfo do Empoli sobre o Chievo por claros 3-0.

Em bom plano esteve também o AC Milan (oitavo classificado e que ainda procura chegar à zona europeia), que venceu em San Siro o Cesena (19.º), com golos de Bonaventura (22) e Pazzini, de grande penalidade (90).