A Fiorentina assegurou hoje a presença na próxima edição da Liga Europa de futebol, graças à vitória por 3-2 em casa do Nápoles, em jogo da 37.ª e penúltima jornada da Liga italiana.

Num campeonato já conquistado antecipadamente pela Juventus, que ainda vai disputar a final da Liga dos Campeões frente ao Barcelona, e com os três despromovidos ja decididos - Cagliari, Cesena e Parma -, a luta resume-se aos últimos apurados para a Liga Europa e entrada na pré-eliminatória da `Champions´.

A vitória de hoje deu à Fiorentina, semi-finalista esta temporada da Liga Europa, a garantia de nova presença na prova, estando agora em jogo a classificação final, com a definição dos quarto (acesso direto à fase de grupos) e quinto e sexto lugares (terceira pré-eliminatória), numa ronda em que o Génova já tinha assegurado no sábado a qualificação europeia no campo.

No entanto, o Génova ainda pode ver recusado o seu recurso quanto ao impedimento de se inscrever nas competições europeias devido ao `fair-play´ financeiro, pelo que o sétimo posto em Itália ainda pode vir a dar uma vaga na Liga Europa.

A ronda encontra-se ainda incompleta e pode ser determinante quanto à atribuição da última vaga para a Liga dos Campeões, com a Lazio, terceira classificada, a receber a Roma, segunda, na segunda-feira.

Neste dérbi romano os anfitriões podem ultrapassar os seus rivais no segundo lugar e ficar em boa posição de apuramento direto para a fase de grupos, enquanto a Roma, se vencer, assegura essa posição e deixa o seu adversário dependente da última jornada para assegurar o terceiro posto, ainda ao alcance do Nápoles.

Já despromovido e ainda com grandes problemas financeiros, o Parma recebeu e empatou 2-2 com o Verona, numa partida em que o internacional português Varela fez o segundo tento da equipa visitada, aos 36 minutos.