A Fiorentina, treinada pelo português Paulo Sousa, estreou-se este domingo no campeonato italiano de futebol com uma importante vitória na receção ao AC Milan, por 2-0, numa primeira jornada marcada pela inédita derrota caseira da tetracampeã Juventus.

Em Florença, Paulo Sousa regressou à Serie A, agora como treinador depois de ter passado por Juventus, Inter de Milão e Parma como jogador, com um triunfo sobre o AC Milan, graças a golos do espanhol Marcos Alonso, aos 38 minutos, e do esloveno Ilicic, de grande penalidade, aos 56.

A Fiorentina beneficiou da expulsão do central brasileiro Ely, que deixou o AC Milan reduzido a 10 jogadores a partir dos 36 minutos.

Antes, a Juventus estreou-se na edição 2015/16 da Serie A com uma inesperada derrota perante a Udinese, por 1-0, a primeira de sempre em casa na jornada inaugural da competição.

Graças a um golo do francês Thereau, aos 77 minutos, e com o médio português Bruno Fernandes a tempo inteiro, a Udinese tornou-se na terceira equipa a bater a Juventus no seu novo estádio, imitando o feito de Inter de Milão (novembro de 2012) e Sampdoria (janeiro de 2013.

Pela primeira vez na sua história, a Juventus foi derrotada em casa na estreia na Serie A e somou apenas a sua segunda derrota na jornada inicial da prova, repetindo o desaire de 2010, quando caiu no campo do Bari, também por 1-0.

O Inter de Milão precisou de um golo do montenegrino Jovetic, aos 90+3 minutos, para começar o campeonato com uma vitória caseira sobre a Atalanta, por 1-0, enquanto o Nápoles perdeu no terreno do Sassuolo, por 2-1,

Com o português Mário Rui a tempo inteiro, o Empoli foi derrotado em casa pelo Chievo, por 3-1, enquanto a Sampdoria protagonizou a goleada da primeira jornada, ao bater por 5-2 o recém-promovido Capri.

A edição 2015/16 do campeonato italiano arrancou no sábado com a Roma, segunda classificada da última temporada e um dos candidatos ao título, a empatar a uma bola no terreno do Verona.

O sérvio Jankovic, aos 61 minutos, colocou a formação da casa em vantagem no marcador, e também marcou o primeiro golo desta época na Serie A, mas Florenzi refez a igualdade pouco depois, aos 66.