Os árbitros da segunda divisão italiana de futebol, a iniciar no fim de semana, vão estrear o uso do cartão verde para recompensar os jogadores com atitudes exemplares de ‘fair-play’.

“O cartão verde é uma recompensa para todos os atletas que se evidenciem por atitudes de ‘fair-play’, tanto em benefício do jogo, como do desporto em geral”, explicou o presidente da ‘Serie B’, Andrea Abodi, durante a apresentação do campeonato.

Esta iniciativa já foi testada nos escalões de formação em Itália. No entanto, o cartão verde vai estrear-se profissionalmente no Cesena-Brescia, no sábado.

Caso um jogador interrompa uma ação ofensiva para auxiliar um adversário lesionado ou reconheça perante um árbitro ter cometido uma falta pode ser ‘admoestado’ com um cartão verde.

No final da temporada, o jogador com mais cartões verdes acumulados será premiado, embora a recompensa não esteja ainda definida.

Michel Platini, presidente da UEFA e candidato à liderança da FIFA, defendeu também a introdução do cartão branco, cujo objetivo seria a expulsão temporária de um jogador, ao invés do cartão vermelho, em que o jogador é excluído do jogo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.