O grupo de marketing desportivo Infront reconheceu hoje que o diretor da sua filial italiana e dois dos seus colaboradores estão a ser investigados no quadro de um processo mais amplo sobre direitos televisivos de futebol em Itália.

"Confirmamos que sexta-feira dia 09 de outubro o procurador de Milão abriu um inquérito contra os membros da Infront Italia, Marco Bogarelli, Andrea Locatelli e Giuseppe Ciocchetti", refere o comunicado da empresa presidida por Philippe Blatter, sobrinho do presidente da FIFA, Sepp Blatter.

O inquérito tem por base "alegações de envolvimento em práticas de financiamento ilícito em clubes de futebol italianos e alegações de manipulação do processo de licitação para os direitos de transmissão da Serie A para o período 2015-2018".

A Infront controla em Itália o marketing das duas primeiras divisões (Serie A e Serie B) e da Taça de Itália, bem como de vários clubes, como o AC Milan, a Lazio, a Sampdoria e o Génova, o que faz com que Bogarelli seja referido como o homem mais poderoso do futebol italiano.

Segundo a imprensa italiana, foram feitas buscas nas sedes de clubes da Serie A e da Serie B, do grupo Mediaset (de Silvio Berlusconi) e da Liga italiana (Lega Serie A).

O presidente do Génova, Enrico Preziosi, e o do Bari, Gianluca Paparesta, também foram interrogados. São suspeitos de atividade ilegal para equilibrar contas, com o apoio da Infront.

Estas investigações estão incluídas num quadro mais vasto, iniciado em maio com o início do inquérito à atribuição dos direitos televisivos da Serie A aos grupos privados de televisão Sky e Mediaset.