A Juventus foi hoje a Génova vencer a Sampdoria por 2-1, em encontro da 19.ª jornada da Liga italiana de futebol, e subiu ao segundo lugar, beneficiando da derrota caseira do líder Inter frente ao Sassuolo.

A ‘Juve’ adiantou-se no marcador aos 17 minutos, pelo internacional francês Paul Pogba, e aumentou a vantagem no início da segunda parte. pelo internacional alemão Sami Khedira, aos 46.

A Sampdoria ainda conseguiu reentrar na discussão do resultado, ao reduzir pelo veterano Antonio Cassano, aos 64 minutos, mas a ‘vecchia signora’ conseguiu segurar a preciosa vantagem que garantiu a subida ao segundo lugar.

A equipa de Turim, atual campeã, teve um mau início de época, chegou a estar classificada em lugares da tabela menos consentâneos com os pergaminhos do clube, mas encetou excelente recuperação que lhe permite abordar a segunda volta em posição de renovar o título.

A 19.ª jornada ficou marcada pela derrota do Inter, em San Siro, frente ao Sassuolo, por 1-0, o que lhe custou a liderança do campeonato para o Nápoles, que goleou o Frosinone por 5-1, tendo entrado em campo já a saber que subiria ao primeiro lugar em caso de vitória, com 41 pontos, mais dois do que a Juventus e do que o rival de Milão.

O terceiro lugar da tabela é ocupado pela Fiorentina, orientada pelo português Paulo Sousa, que no sábado foi derrotada por 3-1 na receção à Lazio.

Ao assegurar a liderança isolada no final da primeira volta, a equipa napolitana fez história, uma vez que há 26 anos que não conseguia alcançar tal feito, desde 17 de dezembro de 1986, quando se sagrou ‘campeão de Inverno’, com uma equipa cuja estrela dominante era Diego Armando Maradona.

O Génova, a primeira equipa acima da linha de despromoção, venceu por 2-0 na visita à Atalanta, como golos de Dzemaili, aos 79 minutos, e Pavoletti, aos 81.

Nos outros três encontros disputados ao início da tarde as equipas visitantes impuseram-se por 1-0.

O Palermo venceu no terreno do Verona, ‘lanterna vermelha’, com um golo de Vasquez, o Empoli derrotou o Torino, com um tento de Maccarone, e o Chievo impôs-se em Bolonha, com um golo de Pepe.