A Fiorentina, do português Paulo Sousa, empatou e garantiu hoje a quinta posição na Série A Italiana de futebol, numa 37.ª jornada em que o Frosinone se juntou ao Verona como a segunda equipa a ser despromovida.

Com a campeã Juventus ‘encontrada’ há algumas jornadas, a penúltima ronda trouxe mais algumas decisões, mesmo um empate em casa com o Palermo (0-0) deu o quinto lugar à equipa ‘viola’, com vantagem no confronto direto com o Sassuolo.

A Fiorentina passou a somar 61 pontos, mais três do que o Sassuolo, que hoje venceu na visita ao Frosinone (1-0). Nos jogos entre si a equipa de Florença venceu em casa por 3-1 (33.ª jornada) e empatou fora a 1-1 (14.ª).

Por outro lado o triunfo do Sassuolo, com um golo de Politano, aos 85 minutos, deixou o Frosinone ‘afundado’ no 19.º lugar.

O Verona (20.º) já tinha a descida confirmada, juntando-se agora o Frosinone (19.º).

O Carpi é a outra equipa na zona de descida (18.º), que hoje perdeu em casa com a Lazio (3-1) e tem menos um ponto do que o Palermo (17.º), que em Florença conseguiu um precioso ponto nesta ronda.

A tarde começou com a Roma a vencer o Chievo (3-0) e a subir à vice-liderança do campeonato, de acesso direto à Liga dos Campeões, mas a equipa da capital italiana ainda poderá ser hoje ultrapassada pelo Nápoles, que logo visita o Torino.

O segundo lugar, muito importante pela entrada direta na fase de grupos da ‘Champions’, é uma das posições em aberto, com a discussão a cingir-se a Roma e Nápoles, enquanto o Inter Milão tem o quarto lugar definido.

Mais logo, além da visita dos napolitanos a Turim, disputa-se também o jogo entre 'opostos', com o despromovido Verona a receber a penta-campeã Juventus.