Gonzalo Higuaín bateu hoje um recorde histórico de golos, ao fazer um ‘hat-trick’ na goleada de 4-0 sobre o Frosinone, que garantiu o segundo lugar ao Nápoles na última jornada da Liga italiana de futebol.

O internacional argentino marcou o segundo, terceiro e quarto golos do Nápoles, aos 52, 62 e 71 minutos, o que lhe permitiu somar 36 golos no campeonato italiano, batendo um recorde histórico com 66 anos, que pertencia ao avançado sueco Gunnar Nordhal, que marcou 35 golos na longínqua época de 1949/50.

Este ‘hat-trick’ do argentino assegurou-lhe, também, o segundo lugar na ‘Bota de Ouro’, que premeia o melhor marcador dos campeonatos europeus, com 36 golos, relegando Cristiano Ronaldo, que marcou hoje dois golos ao Deportivo da Corunha e somou 35, para o terceiro lugar do pódio.

Com este feito, Higuaín foi uma peça crucial para a conquista do segundo lugar do campeonato, ameaçado pela AS Roma, que foi a San Siro nesta última jornada vencer o AC Milan por 3-1, que dá acesso direto à Liga dos Campeões, forçando a equipa romana a disputar o ‘play-off’ de acesso àquela competição.

O grande protagonista do campeonato, a Juventus, que revalidou o título depois de um início de época comprometedor, que atirou a equipa para a metade inferior da tabela classificativa, goleou por 5-0 a Sampdoria, em Turim, numa demonstração de superioridade que os nove pontos de vantagem sobre o Nápoles traduzem.

A As Roma foi a San Siro derrotar por 3-1 um AC Milan, que termina a prova num dececionante sétimo lugar, tendo sido uma equipa consistente que andou sempre no topo da classificação, dando luta à Juventus e ao Nápoles.

O Inter de Milão perdeu por 3-1 em casa do Sassuolo, mas já tinha assegurado o quarto lugar, que dá acesso à Liga Europa, com 67 pontos, mais seis do que a Fiorentina, que é quinto, que só entra em ação no domingo, deslocando-se ao Olímpico de Roma para defrontar a Lazio.