O treinador português André Villas-Boas confirmou hoje a saída do Zenit, atual campeão da Liga russa de futebol, no final da temporada, embora tenha recebido uma proposta de renovação contratual após o fecho da época 2014/15.

“Como sabem, o clube [Zenit] ofereceu-me uma proposta de renovação no final da temporada passada. No entanto, decidi recusar e vou deixar o Zenit no final da época”, afirmou o treinador português, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao CSKA de Moscovo.

André Villas-Boas, de 37 anos e que venceu a Liga russa em 2014/15, disse ainda que, apesar da sua saída, vai continuar a “trabalhar no ‘duro’” para alcançar os objetivos do conjunto de São Petersburgo.

“Vou continuar a trabalhar no ‘duro’, com o objetivo de somar pontos para alcançar a liderança do campeonato, além de um bom desempenho na Liga dos Campeões”, afirmou o técnico, que já treinou também Académica, FC Porto, Chelsea e Tottenham.

No entanto, o técnico não deixou de criticar o novo limite de estrangeiros e a direção do Zenit, cuja postura no ‘mercado’ de transferências foi considerada “inativa”.

“Ficou claro que não tivemos nenhuma atividade no mercado de transferências, algo que eu esperava, mas com o novo limite de estrangeiros não tivemos muitas hipóteses de contratar novos reforços. No entanto, vamos tentar o nosso melhor e queremos alcançar os objetivos do clube”, acrescentou Villas-Boas.

O técnico português, que chegou ao Zenit em 2013, vai falhar seis jogos da Liga russa, após ter sido expulso, a 29 de agosto, na derrota ‘caseira’ frente ao Krylia Sovetov (3-1).

No jogo contra o Krylia Sovetov, o treinador português confrontou o quarto árbitro, Ivan Saraev, após este ter indicado a sua expulsão, chegando mesmo a ‘encostar a cabeça’ ao juiz russo.

Na sequência da atitude de Villas-Boas, o Comité disciplinar da Liga russa decidiu suspender o técnico por seis jogos, além de uma sanção pecuniária no valor de 135 euros.

O Zenit, que conta no plantel com os portugueses Luís Neto e Danny, segue na terceira posição da Liga russa, a seis pontos do líder CSKA Moscovo, próximo adversário do conjunto de São Petersburgo, em jogo referente à oitava jornada do campeonato, a disputar no sábado.