O controlo antidoping efetuado a todos os jogadores do Rostov, equipa da I Liga russa de futebol, por suspeitas de utilização de meldonium, deu negativo, revelou hoje a FIFA.

O controlo inopinado levado a efeito no passado dia 12 pelo departamento antidoping da FIFA, que incidiu sobre os 11 jogadores do Rostov que iniciaram a partida com o Dínamo de Moscovo, da liga principal russa, revelou-se negativo”, anunciou o professor Jiri Dvirak, responsável médico da FIFA.

Na sequência da sua vitória por 3-1 no terreno do Dínamo de Moscovo, os jogadores do Rostov, que é segundo classificado do campeonato russo, foram sujeitos a um controlo antidoping e, segundo um comunicado da FIFA, reunida em Congresso no México, a iniciativa baseou-se em informações veiculadas por órgãos de comunicação social sobre o uso potencial de Meldonium.

O ministro russo dos desportos, Vitali Moutko, já reagiu e denunciou aquilo que qualifica como “alegações inventadas”.

Numerosos desportistas russos acusaram testes positivos ao meldonium nos útimos meses, entre eles a antiga número um mundial de ténis Maria Sharapova, que confessou tomar este produto há dez anos por prescrição médica.

Desenvolvido na década de 1970 na antiga URSS, este medicamento que protege as células cardíacas, e que aumenta a resistência ao esforço, é unicamente vendido nos países europeus de leste.

Os controlos positivos ao meldonium de desportistas russos levaram uma comissão independente da AMA (Agência Mundial Antidopagem) a descobrir um sistema de doping institucionalizado no atletismo russo, o que levou à suspensão da Rússia pela Federação Internacional de Atletismo em novembro de 2015.