O FC Porto tem um concorrente de peso na luta para garantir a contratação de Rafa ao SC Braga. De acordo com o jornal ‘O Jogo’, o Zenit de S. Petersburgo está na corrida para tentar garantir a contratação de Rafa. O interesse do clube russo não se cinge apenas ao internacional português. O Zenit quer, além de Rafa, contar também com André Pinto. O defesa ‘bracarense’ esteve em destaque na última temporada e atraiu a antiga equipa de André Villas-Boas.

Para convencer o SC Braga a libertar os dois jogadores, o emblema russo tem para gastar 26.5 milhões de euross. A proposta inicial contava apenas com 14 milhões pelo jogador campeão da Europa, mas a vontade de reforçar o setor defensivo levou o emblema russo a querer investir também em André Pinto.

O interesse russo em Rafa complica a vida de Nuno Espírito Santo. O treinador português quer contar com o avançado português, mas o 'ataque do clube russo pode levar a um aumento do preço exigido por António Salvador.

A procura de reforços por parte dos ‘dragões’ em Braga não fica só por Rafa. Os ‘azuis e brancos’ querem também contar com o defesa central Bolly. A contratação do central ‘bracarense’ aparenta ser mais fácil do que a do internacional português, mas só anda para a frente depois do jogo do Sp. Braga contra o Benfica na Supertaça Cândido de Oliveira.