O clube russo de futebol Terek Grozny anunciou na quarta-feira a mudança de nome para Akhmad, em homenagem ao pai do presidente da república chechena, regularmente visado por organizações de defesa dos Direitos do Homem.

Presidente honorário do Terek Grozny, que disputa a primeira divisão russa de futebol, o homem-forte da Chechénia, Ramzan Kadyrov, anunciou a alteração da designação, em detrimento da alusão ao rio Terek.

“Tenho a honra de anunciar a todos os amantes do futebol que, a partir de agora, o clube de futebol de Grozny vai chamar-se Akhmad”, referiu Kadyrov.

O Terek Grozny terminou o campeonato russo na quinta posição, naquela que foi a sua melhor classificação de sempre, disputando os seus jogos como anfitrião na Akhmad Arena.

Akhmad Kadyrov combateu as forças russas no primeiro conflito com Moscovo, entre 1994 e 1996, tendo-se alinhado na segunda guerra da Chechénia com o presidente russo, Vladimir Putin, que o designou o primeiro presidente da república, em 2003, menos de um ano antes de ter sido assassinado, em Grozny.