Maxaquene perdeu por 0-1 diante do Incomáti de Xinavane e está fora da Taça Moçambique Mcel, restando o Moçambola como a única possibilidade de conquista de um título este ano.

A derrota do Maxaquene no “canavial” de Xinavane constituiu a principal surpresa dos oitavos de final da Taça Moçambique Mcel, disputada este fim de semana em vários campos de Moçambique.

Os “tricolores” partiram para o confronto com a equipa da “açucareira” de Xinavane como principais favoritas na passagem à fase seguinte, mas acabaram surpreendidos pela equipa que também milita no Moçambola, perdendo por 1-0.

O único golo do Incomáti de Xinavane foi apontado por Clarêncio ainda na primeira parte. Com este resultado, o Maxaquene vê reduzida a possibilidade de conquistar um título nacional esta época para apenas uma prova, concretamente o Moçambola 2012 onde segue em segundo lugar com 27 pontos, atrás do Ferroviário de Maputo que também ontem foi eliminado pelo Costa do Sol por 2-4 no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Outra surpresa desta fase registou-se em Quelimane, onde o Ferroviário local que milita no campeonato provincial da Zambézia eliminou o primodivisionário Chingale de Tete. Os “locomotivas” de Quelimane venceram por 1-0, com o único tento a ser apontado por Nelito.

As outras equipas que militam no Moçambola 2012 cumpriram o que se esperava, ao derrotarem os seus adversário, a começar pelo Chibuto FC que deslocou-se a Maxixe para vencer a Associação Desportiva local por 0-1 com golo a ser apontado por jacinto, mesmo resultado registado na deslocação da HCB do Songo ao Chimoio onde defrontou o Textáfrica com o único tento a ser anotado por Marufo.

Vitórias gordas registaram a Liga Muçulmana de Maputo e o Ferroviário da Beira que derrotaram as Águias Especiais (que milita no Campeonato da Cidade de Maputo) e Têxtil do Púnguè, por 4-0 e 3-0, prospectivamente.

Quem suou as estopinhas para vencer o seu adversário foi o Ferroviário de Pemba que derrotou o Ferroviário de Nampula por 5-4, no desempate por grandes penalidades, no após empate a zeros nos 120 minutos.

O Ferroviário de Pemba vai deslocar-se agora ao Niassa onde deverá defrontar o Mandimba FC para definir o último apurado para os oitavos de final. O Mandimba FC derrotou no domingo a formação do Benfica de Moma por 1-0, com o único golo a ser apontado por Alfredo I.