A Federação Moçambicana de Futebol e o Futebol Clube do Porto rubricaram um acordo que vai culminar com a vinda da equipa principal dos dragões à capital do país para a realização de um jogo amigável com a selecção principal de futebol de Moçambique, Mambas.

O acordo foi rubricado esta manhã e abrange o apoio aos escalões de formação da selecção de Moçambique, muito particularmente a Academia Mário Esteves Coluna (AMEC) que está localizada na Namaacha.

A vinda da equipa principal dos azuis e brancos à Maputo para um jogo amigável com os Mambas acontecerá em 2013 e o jogo deverá ter lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, cujas instalações foram ontem visitadas pela comitiva do FC Porto e sido aprovado para um encontro dessa envergadura.

O protocolo propriamente dito entre a FMF e o FC Porto prevê que os campeões lusos apoiem a formação dos jogadores que estão na Academia Mário Esteves Coluna, tendo como benefício o direito de preferência sobre todos jogadores vinculados à AMEC que serão cedidos a título gratuito pelo período de duas épocas desportivas.

O FC Porto passará a ter direito de opção para a celebração de contractos de trabalho desportivo com os atletas que vierem a ser seleccionados, sendo que a FMF está proibida de celebrar qualquer acordo, protocolo ou contrato com qualquer outra equipa de futebol, sem o prévio consentimento dos azuis-e-brancos.

Com este protocolo a AMEC vai receber a orientação técnico-desportiva através do Departamento Técnico do FC Porto, bem como o clube português compromete-se no sentido de ajudar à realização de obras de melhoramento das instalações da academia, assim como organizará estágios para treinadores e técnicos ligados à AMEC.

O protocolo entre a FMF e o FC Porto terá o seu termo em 30 de Julho de 2017, segundo revelou Urgel Martins, Director Executivo dos Dragões que rubricou este acordo com o Presidente da FMF, Feizal Sidat.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.