A final da Taça de Moçambique será uma verdadeira cimeira lusa. O jogo está marcado para este domingo no Estádio Nacional do Zimpeto e coloca frente a frente as equipas do Costa do Sol e a Liga Muçulmana, comandados pelos treinadores portugueses Diamantino Miranda e Litos, respetivamente.

Este será o segundo jogo entre ambos, tendo o primeiro terminado com um empate. Desta feita um terá que sair vitorioso. Mambo: «Vitória não salvará a época». Os “canarinhos” querem chegar a sua 12ª conquista nesta prova, depois de terem estado na sua última final em 2007.

No lançamento do jogo, Diamantino Miranda disse que a sua equipa está preparada para proporcionar bons momentos de futebol. «Não temos nenhum jogador impedido, embora neste momento o plantel seja composto única e exclusivamente por 18 jogadores de campo e dois guarda-redes mercê das alterações que fizemos ao longo da época, mas todos estão disponíveis para poderem estar no seu melhor nível e para poder proporcionar um bom espetáculo a toda gente que for ao Zimpeto».

O capitão do Costa do Sol, Mambo, diz que a equipa está motivada após uma boa série de jogos sem perder tanto no Moçambola como na Taça. «Penso que este jogo não será o de salvação da época, pois a conquista da Taça de Moçambique é um dos objetivos do clube», disse Mambo para depois acrescentar: «Nós consideramos esta como sendo a quarta final porque desde a eliminatória com o Ferroviário de Maputo, jogamos com o HCB e como Ferroviário da Beira em autenticas finais e com a Liga Muçulmana será mais uma final».

Litos elogia o adversário

Depois de vencer o Moçambola em 2011 e 2012, a Liga Muçulmana persegue a sua primeira conquista na segunda prova mais importante do futebol moçambicano, algo a que o técnico português Litos pretende registar nesta sua segunda passagem por Moçambique. «Teremos uma Liga Muçulmana mais bem preparada do que no jogo em nossa casa frente ao Costa do Sol que nessa partida foi superior a nossa equipa. Daí que estaremos precavidos e temos de estar porque jogaremos diante de uma equipa que tem o melhor ataque, tem jogadores que nas transições defesa ataque são extremamente rápidos, jogadores que tem uma técnica excelente», considerou Litos.

Para o capitão da Liga Muçulmana, Cantona, os bons resultados que o Costa do Sol alcançou nos últimos meses, levam a abordar a final com cautelas. «Depois de termos ganho dois campeonatos nacionais, temos uma equipa mais madura, infelizmente não ganhamos a Taça nesse anos, mas as finais são para serem ganhas e nós estamos aqui para ganhar», disse o capitão dos Muçulmanos.

A Final da Taça Moçambique está marcada para as 17h30 de Moçambique. O vencedor receberá o prémio monetário de 750 mil meticais e o finalista vencido vai receber 420 mil meticais oferecidos pelo patrocinador da prova, a Mcel.