O Maxaquene recebeu o Mochudi Chiefs do Botswana para a primeira eliminatória de acesso à Liga dos Campeões Africanos e saiu derrotado do encontro por 0-1, com o golo dos campeões do Botswana a ser apontado no período de compensação, após cerca de 90 minutos em que os moçambicanos foram os que mais vezes estiveram próximo do golo.

Apesar de terem apenas dois jogos oficiais nas pernas, contra meio campeonato do seu adversário, os “tricolores” tudo fizeram para chegar a vantagem logo na primeira parte, mas a falta de ritmo competitivo acabou sendo o grande adversário da equipa da casa, visto que os forasteiros optaram por um jogo de contensão ao longo dos primeiros 45 minutos.

Na segunda parte, o Maxaquene continuou a pressionar o último reduto dos forasteiros à procura do tão almejado golo.

Aos 70 minuto e na sequência de um canto bem ensaiado, a bola acaba nos pés de Filipe que tira um remate forte, mas o guarda-redes do Chiefs  Mompoploki Sephekelo esticou-se ao máximo e com a ponta dos dedos conseguiu desviar a bola para novo canto.

Pouco depois aos 75 minutos foi a vez de Isac fora da grande-área a tirar um remate cheio de intensão, mas novamente o guardião do Chiefs fez um voo para evitar que as suas redes fossem violadas ao conseguir desviar a trajectória da bola para fora da sua baliza.

O diálogo entre os atacante dos “tricolores” e o guarda-redes do Botswana continuou e aos 82 minutos foi a vez de Eboh testar a atenção de Mompoloki  Sephekelo que novamente exibiu-se com classe ao negar mais um golo certo para os da casa.

Quando se jogava o período de compensação e numa das raras descidas ao ataque do Mochudi Chief, a defesa do Maxaquene não consegue controlar a investida de Jerome que tirou os adversários do caminho e escolheu o angulo para colocar a bola no fundo da baliza de Acácio, para os festejos dos adeptos dos campeões do Botswana que regressavam a Gaborone com uma vantagem que permite abordar o jogo da segunda mão com mais confiança.