O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, considerou hoje que o desporto e a juventude passaram para «primeira linha da prioridade» na relação entre Portugal e Moçambique, um «momento de viragem» que visa os Jogos Olímpicos de 2016.

«Estamos a iniciar um novo ciclo, um momento de viragem nas relações entre Portugal e Moçambique no que tem a ver com a área do desporto e da juventude. Estamos a fazer uma aposta no futuro», afirmou Miguel Relvas, no final de uma reunião com o ministro moçambicano da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Júnior.

Em declarações aos jornalistas, o ministro português disse que a cooperação entre Portugal e Moçambique nestes setores «pretende vir a detetar jovens talentos que venham no futuro a afirmar os dois países».

«Queremos que daqui a quatro anos, já nos próximos Jogos Olímpicos, haja resultados destes programas.

Os sete Centros de Alto Rendimento em Portugal terão aqui um papel importante e queremos também estimular a participação de encontros desportivos das nossas seleções, seja no futebol, voleibol, basquetebol», referiu.

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares destacou o trabalho que está ser feito pelos presidentes das federações de atletismo, de voleibol e de futebol, que recentemente estiveram em Moçambique para reforçar a cooperação com as congéneres moçambicanas.

«Nesta matéria, como noutras, na relação entre Portugal e Moçambique, não queremos só virar uma página, queremos escrever uma página nova de um relacionamento moderno, de uma base muito ambiciosa daquilo que podemos fazer juntos», explicou Miguel Relvas.

O governante português manifestou-se certo de que a relação entre ambos os países os vai fortalecer.

«Há uma certeza que eu tenho e senti isso da parte do governo de Moçambique: tudo que pudermos fazer juntos vamos sair mais fortes do que se cada um seguir o seu caminho. Portanto, o Desporto e a Juventude passaram a estar na primeira linha da prioridade da relação entre Portugal e Moçambique», garantiu.
Por seu turno, o ministro moçambicano da Juventude e Desportos considerou acertada a forma como Portugal e Moçambique ambicionam reforçar a relação nestas áreas.

«Estamos certos de que esta forma de pegarmos os assuntos vai trazer-nos frutos muito importantes para o futuro. E não é um futuro longínquo, pois quando nós falamos dos Jogos Olímpicos estamos a falar dos que se vão realizar no Brasil», frisou.

Fernando Sumbana Júnior defendeu a ideia de um trabalho conjunto que traga «um novo ritmo para aquilo que era a relação entre as instituições dos dois países».

«Estamos totalmente comprometidos em levar a cabo estas ações e havemos de tirar vantagens dos equipamentos desportivos que existe em Portugal, sobretudo, para alto rendimento, porque nos foi estendida esta realidade, e de todo conhecimento que lá existe, porque isto vai trazer resultados», disse.

O governante moçambicano considera que o reforço da cooperação entre os dois Estados «não vai ser só a nível do desporto, como não tem sido até este momento, mas vai funcionar também como catalisador para outras áreas e mesmo para a relação do ponto de vista de comunicação entre os povos».

«O Desporto tem muita força, a Juventude é aquela que dá mais forças a todas as outras atividades e, sendo assim, estou certo de que pegámos em matéria muito certa e, conforme disse o ministro Relvas, esta nossa forma de atuar deve constituir das grandes prioridades na relação entre os nossos dois países», concluiu.