A notícia da morte de Eusébio da Silva Ferreira deixou os moçambicanos abalados, ainda que muitos estivessem à espera que a qualquer dia a mesma poderia chegar, tendo em conta o estado de saúde de Pantera Negra, que nos últimos tempos não era dos melhores e aconselhava cuidados médicos.

As estações de rádio e de televisão moçambicanas abriram os noticiários deste domingo com a notícia do desaparecimento físico da estrela do futebol luso-moçambicano, colhendo a opinião de muitos adeptos de futebol e não só sobre o assunto.

Augusto Matine, treinador de futebol e que jogou em Portugal, lamentou a morte de Eusébio e afirmou que «deixa um grande legado para o desporto», tendo lamentado o facto de «ter sido incompreendido por Moçambique, daí que partiu com alguma mágoa».

Mário Coluna, que recebeu Eusébio em Portugal, mostrou-se «triste com o desaparecimento físico, o mesmo acontecendo com os moçambicanos que tanto admiravam a sua forma de jogar».

O bairro da Mafalala, onde nasceu Eusébio, acordou triste com a notícia da perda de um dos nomes que elevou mais alto o nome daquele ponto da cidade de Maputo.