O antigo jogador do Benfica, José Augusto, recordou a última vez que esteve com Mário Coluna e lamentou a morte de outro colega menos de um mês do desaparecimento de Eusébio.

"Já da última vez que ele esteve cá, na inauguração do museu do Benfica, ele já vinha um tanto ou quanto limitado a nível de saúde. Foi ao hospital, fez uns exames, mas depois quis regressar a Moçambique, mesmo com o Benfica a pedir-lhe que ficasse. Já era esperado este desenlace e é mais um grande colega que desaparece", começou por dizer José Augusto.

"Era o monstro sagrado. Era e é, pois durante anos liderou com sapiência aquela sua posição com o respeito dos adversários e da crítica", lembrou o ex-jogador do Benfica ao SAPO Desporto.

"Eu já conhecia o Mário quando cheguei ao Benfica. Já tinha jogado com ele nas seleções e contra ele quando jogava ainda jogava no Barreirense. Já nessa altura tinha a melhor das impressões dele. O Coluna era um jogador que todos os adversários respeitavam porque lhe reconheciam o mérito de grande jogador e normalmente os grandes jogadores têm o respeito dos adversários, para além da simpatia porque o Coluna era um jogador leal, correto", recordou com tristeza José Augusto ao SAPO Desporto.

José Augusto lembrou ainda a importância do "Monstro Sagrado" na transmissão da mística do clube aos mais novos.

"Quando cheguei ao Benfica integrei-me bem e só tinha um ano de diferença do Coluna, mas ele era aos jovens, quando vinham ou quando treinávamos com os juniores, aquela figura paternal que dava sempre muitos conselhos, exemplo disso foi o Eusébio que quando chegou ao Benfica o tutor dele era o Coluna", frisou José Augusto para quem Mário Coluna será sempre uma referência do futebol portuguê e do Benfica.

"Para mim fica toda uma história vivida dentro do campo e fora do campo, sobretudo naqueles grandes jogos europeus. Com o Coluna, jogámos as cinco finais em que ganhámos duas e perdemos três e eu tenho a melhor das lembranças do Coluna. Todos nós os benfiquistas ainda estamos de luto pelo Eusébio e agora iremos continuar com o Coluna. Foram realmente duas referências bastante significativa não só do futebol português mas do Benfica", sentenciou.

O antigo futebolista do Benfica Mário Coluna morreu hoje, em Maputo, vítima de uma infeção pulmonar grave.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.