As seleções de futebol moçambicana e sul-africana vão realizar um jogo em repúdio à violência xenófoba na África do Sul, disse à Lusa o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat.

"Já falei com Danny Jordaan (presidente da Associação de Futebol da África do Sul (SAFA) e ele mostrou-se muito recetivo. Os ´Mambas (de Moçambique) vão jogar com os ´Bafana Bafana` (da África do Sul), para gritarem não contra este mal", afirmou Sidat.

A partida entre as duas seleções será disputada entre finais deste mês e princípios do próximo, acrescentou o presidente da FMF, adiantado que ainda estão a ser discutidos o lugar e a data do encontro.

"Esperamos que o futebol se afirme como um veículo do amor e da união entre os povos, juntando adeptos e políticos pela causa da paz e de repúdio contra o mal da xenofobia", declarou Feizal Sidat.

Três moçambicanos morreram vítimas de xenofobia na África do Sul, desde que os ataques contra estrangeiros eclodiram no país, há mais de duas semanas, levando igualmente à fuga de cerca de 600 moçambicanos para centros de refugiados, dos quais 107 já regressaram a Moçambique.

O Governo moçambicano tem reiterado apelos à não-retaliação contra cidadãos sul-africanos residentes em Moçambique, face à tensão provocada pela recusa dos trabalhadores moçambicanos em permitir a presença dos seus colegas sul-africanos em empresas onde estão presentes em Moçambique, em repúdio contra a violência xenófoba.