A escolinha do Tico vai fazer parte, em junho, de um torneiro internacional denominado “Danoste Cup”, a ter lugar na cidade de Madrid, em Espanha. A novidade foi revelada esta quarta-feira, 29, pelo próprio patrono da escolinha, Manuel Bucuana ou simplesmente Tico -Tico.

Segundo Tico-Tico, o convite surgiu à luz do acordo com a Fundação Real Madrid para o patrocínio das atividades da escolinha: “Recebemos um convite para levar a nossa equipa dos sub-13 a um campo de férias em Madrid e a um dos torneios mais prestigiados do mundo, a “Danoste Cup”, com participação de várias equipas do mundo”.

A antiga estrela do futebol moçambicano mostrou-se satisfeito com a parceria fechada com o clube espanhol e apontou várias vantagens: “Para além deste convite, temos recebido uma ajuda financeira mensal, formação específica dos técnicos e material de trabalho. O investimento do Real Madrid pode servir de atração para novas parcerias com empresas, instituições e o empresariado local, afinal estamos a falar do maior clube do mundo”, disse Tico -Tico.

O antigo capitão dos Mambas revelou ainda, que o clube merengue tenciona ter uma escolinha no país com o seu nome denominada “Escola sócio-desportiva da Fundação Real Madrid”.

Ainda no rol das parcerias, destaca-se o apoio da Uk Sports que, através da Primeira Liga Inglesa, patrocina a formação de jovens líderes em matéria de desporto e ativismo social.

“Trabalhamos num projeto financiado pelo governo da Holanda através do PSI, uma ONG americana na área da saúde”, contou.

Mas nem tudo é um mar de rosas para a escolinha de Tico-tico. O ex-jogador apontou algumas dificuldades que a escolinha tem vivido, entre eles, a falta de infraestruturaras adequadas para a prática desportiva, a saída de algumas raparigas da formação e da falta de competições oficiais para medir o nível de progresso dos petizes.

“A nossa sede continua em Boane, onde temos um espaço de cinco hectares que não estão a ser aproveitados. Não temos lá nenhuma infraestrutura, temos apenas o campo de futebol onde praticamos as nossas atividades. Algumas raparigas desistiram, visto que quanto mais elas crescem mais desafios encontram nas suas vidas e muitas optam por seguir outros caminhos e no caso dos rapazes, esses são mais dedicados e sonhadores e têm evoluído muito”, referiu Tico-Tico.

Lançado em 2010, o projeto Escolinha de Tico foi criado com o objetivo de massificar o futebol e também para a formação das crianças em várias vertentes sociais.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.