O antigo internacional português Abel Xavier é o novo treinador da seleção de futebol de Moçambique, anunciou hoje o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Alberto Simango Júnior.

"Temos, diante de nós, um treinador que se adequa àquilo que são os nosso objetivos", afirmou Alberto Simango Júnior, falando durante a cerimónia de apresentação do novo treinador da seleção moçambicana de futebol, em Maputo.

Abel Xavier, de 43 anos, chega ao comando técnico dos ‘mambas’ num momento em que a seleção acumula maus resultados, tendo sido afastada pelo Gabão na segunda eliminatória de qualificação para a fase de grupos da zona africana de apuramento para o Mundial2018, e substitui o croata Boris Pusic, que apenas dirigiu a seleção moçambicana nos últimos dois jogos oficiais.

"Queremos bons resultados", declarou o presidente da FMF, observando, no entanto, que este objetivo só pode ser alcançado com a intervenção de todos, apoiando a nova equipa técnica dos ‘mambas’.

A nova aposta da seleção moçambicana, prosseguiu Alberto Simango Júnior, combina elementos como ambição, determinação e vontade num único perfil, destacando o facto de o novo treinador ter "raízes moçambicanas".

"Sabemos que o caminho é longo e não é o selecionador que joga, mas estamos esperançados", sublinhou presidente da FMF, que preferiu não divulgar os valores da nova contratação.

Por sua vez, Abel Xavier, falando durante a cerimónia, disse estar ciente do desafio que possui pela frente, acrescentado que Moçambique tem "matéria-prima suficiente" para competir com a qualquer equipa.

"Eu acompanho a seleção moçambicana há anos", referiu o novo treinador, apelando também a todos moçambicanos para que "abracem a causa dos ‘mambas’", na medida em que este é o "clube mais importante de todo país".

"Estou muito orgulho de voltar ao meu país", acrescentou o antigo defesa direito da seleção portuguesa, garantindo que tudo fará para que os ‘mambas’ alcancem o respeito internacional que merecem.

Até setembro do ano passado, o novo selecionador dos "Mambas" treinava o Desportivo das Aves, da II Liga de futebol português, mas o contrato foi rescindido por alegando maus resultados.

Nascido em Nampula, província do norte de Moçambique, em 1972, Abel Xavier iniciou a sua carreira no Estrela da Amadora, tendo tido posteriormente jogador do Benfica e tido notoriedade em 20 presenças na seleção portuguesa.

O antigo futebolista português jogou também no Liverpool e no Galatasaray, tendo tido passagens pelo Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, ao lado de estrelas como David Beckham.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.