O Ferroviário de Maputo e o Desportivo de Maputo jogam este domingo para a 9ª jornada do Moçambola´2012.

O Ferrovíario, líder do campeonato com 18 pontos, procura dar seguimento aos bons resultados nos últimos jogos enquanto que o Desportivo tenta subir na classificação, já que nesta altura é 9º classificado com 11 pontos.

Desde 2005 que o Ferroviário não vence o Desportivo para o Moçambola. A última vitória coincidiu com o ano em que as "locomotivas" venceram o campeonato. Nos últimos seis jogos para o Moçambola, registou-se três vitórias para o Desportivo e três empates, neste grande clássico do futebol moçambicano.

O Desportivo de Maputo, crónico candidato ao título, não atravessa um bom momento mas quererá sair vencedor neste jogo com o rival, no Estádio da Machava. Mas para isso terá de melhorar na finalização. Em oito jogos no Moçambola, o Desportivo apenas marcou por cinco vezes, tendo sofrido seis golos. Muito pouco para quem tem ambições de conquistar o título moçambicano em futebol.

Já o Ferroviário tem o ataque mais concretizador dos 14 clubes do Moçambola, com 12 golos mas possui uma defesa permeável, que já encaixou oito tentos.

Quem pode aproveitar melhor esta disputa são o Chibuto e a Liga Muçulmana. Em caso de derrota do Ferroviário e vitória do Chibuto, os chibutenses passam a liderar o Moçambola. Mas se a vitória cair para o lado da Liga Muçulmana, a liderança fica a apenas três pontos, isto se o Ferroviário perder com o Desportivo.