O Ferroviário de Maputo derrotou o Desportivo por 1-0, num clássico do futebol moçambicano e que era o mais importante da nona jornada do Moçambola 2012.

Com este triunfo, os “locomotivas” comandados por Nacir Armando são cada vez mais líderes do Moçambola somando agora 21 pontos, seguidos pelo Futebol Clube do Chibuto que empatou a zero diante do campeão em título Liga Muçulmana, reforçando a segunda posição.

A jogar em pleno Estádio da Machava, o Ferroviário de Maputo entrou ciente que o posicionamento distante entre as duas equipas – os “alvi-negros” estão na segunda metade da tabela classificativa - não era o fator que iria ter em conta no desenrolar da partida.

Foi assim que ao longo da primeira parte o equilíbrio foi nota dominante, mas os “alvi-negros” foram os que mais oportunidades tiveram para inaugurar o marcador ao longo dos primeiros 45 minutos. Os visitantes só não marcaram por culpa do desacerto dos seus atacantes que tiveram oportunidades soberanas para bater Kampango, mas a falta de engodo pelo golo voltou a ser fatal para o Desportivo.

Na segunda parte o atacante do Desportivo Jojó viu um seu remate a sair por cima da baliza do guarda-redes internacional Kampango que há duas jornadas é escalado para defender as redes verde-e-brancas, tendo conseguido devolver a tranquilidade defensiva para a sua equipa.

E como diz o velho ditado do futebol, quem não marca arisca-se a sofrer e foi o que acabou acontecendo ao Desportivo Maputo. Aos 72 minutos, Imo conduz uma jogada pela direita do ataque “locomotiva” e acaba tirando um precioso cruzamento que é correspondido por Butana que acaba "violando" as redes defendidas por Jaime, fazendo o 1-0, festejado pela torcida da casa.

Nos restantes minutos o Desportivo ainda tentou pressionar para chegar ao golo de empate, mas acabou sendo o Ferroviário que esteve próximo de alargar a vantagem para 2-0, algo que acabou não acontecendo até ao apito final do árbitro José Maria Rachide.

Com este triunfo o Ferroviário de Maputo manteve-se na liderança isolada do Moçambola agora com 21 pontos, enquanto o Desportivo atrasa-se cada vez mais na disputa pelo título, estando em décimo lugar com 10 pontos.