A entrada de Litos no comando técnico dos Muçulmanos não evitou a quarta derrota consecutiva da Liga Muçulmana, que há 15 dias despediu o treinador Artur Semedo por maus resultados.

Com a vitória alcançada na tarde de domingo, na Matola, o Ferroviário de Maputo conquistou o título de Campeão de Inverno, ao terminar a primeira volta do Moçambola no comando da tabela classificativa com 28 pontos, mais quatro que o Maxaquene que esta tarde derrotou o Vilanculos FC por 1-0.

O JOGO

A Liga Muçulmana entrou para o embate frente ao Ferroviário de Maputo transfigurada e com intenções claras de chegar bem cedo ao golo, para inverter a situação difícil em que se encontra na tabela classificativa.
Assim, aos 4 minutos do primeiro tempo, os bi-campeões moçambicanos chegaram ao golo por intermédio de Telinho, que rematou certeiro e sem hipóteses para o guarda-redes Kampango.

Porém, a resposta do Ferroviário de Maputo não tardou e no minuto seguinte, Luís faz um cruzamento para o cabeceamento de Clésio que saiu ao lado. E no seguimento da jogada surge o jogo do empate para Ferroviário de Maputo. Wiskie, que após dividir o lance com o guarda-redes, Caio, rematou para o fundo da baliza, para a alegria dos adeptos “locomotivas” que estavam em maior número do campo dos Muçulmanos.

A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio entre as duas formações, com os lances de perigo a sucederem-se tanto na baliza de Caio como próximo as redes de Kampango que foi chamados por duas vezes a aplicar-se ao máximo, uma das quais quando aos 18 minutos Muandro apareceu cara-a-cara com o guarda-redes “locomotivas” que levou à melhor ao defender com segurança.

A segunda parte iniciou com uma toada morna, mas o Ferroviário de Maputo acabou por chegar ao segundo golo, com o cruzamento da direita de Rachid direita para a cabeça do capitão Luís que bateu pela segunda vez ao guarda-redes brasileiro Caio, quando estavam decorridos 78 minutos de jogo.

Nesta altura o Ferroviário ia limitando a gerir o resultado, afastando a bola de zonas próximas da sua área. O jogo ainda ficou marcado pela expulsão de Vling.

FICHA TÉCNICA

Campo da Liga Muçulmana, na Matola, com cerca de 5000 espectadores

Liga Muçulmana: Caio; Chico, Mustafá, Dário Khan, Miro; Josemar (Carlitos), Mahomed Hagi, Muandro,
Telinho; Mauricío (Ítalo) e Sonito.

Suplentes: Binó, Nelson, Aguiar, Zico e Micas

Treinador: Litos

Ferroviário de Maputo: Kampango; Zabula, Chico, Butana, Vling; Whiskie, Tchitcho, Imo (Rachide), Diogo; Luís e Clésio.

Suplentes: Pinto, Fanuel, Jeitoso, Calton, Buramo e manucho.

Treinador: Nacir Armando

Arbitragem: Samuel Chirinda, auxiliado por João Paulo (1º assistente) e Ivo Francisco (2º assistente). Justino Zandamela é o quarto árbitro.