O Clube de Chibuto caiu do terceiro para o quinto lugar no Moçambola-2012 à passagem da 15ª jornada depois de ter perdido no sábado, em casa, por 1-2, frente ao Costa do Sol, que já é quarto classificado com 24 pontos.

O representante de Gaza continua com os mesmos 23 pontos com que entrou para esta ronda e já está a oito do líder Ferroviário que domingo recebeu e venceu o Incomáti, por 2-0, em pleno Estádio da Machava.

Contudo, a luta no topo da classificação do Moçambola está muito mais acesa. O Maxaquene continua a um ponto do comandante depois de bater o eterno rival e vizinho Desportivo de Maputo, por 3-1, no jogo que marcou a estreia de Artur Semedo no comando técnico dos “alvinegros”.

O Desportivo continua abaixo da linha de água e só está à frente do último classificado, o Ferroviário de Pemba, que ontem perdeu em Nampula com o Vilankulo FC, por 0-2.
Destaque ainda para o HCB que goleou, no Songo, o Têxtil do Púnguè, por 4-0, um resultado que poucos contavam.

A Liga Muçulmana, bicampeã de Moçambique, saiu da zona de despromoção, fruto da sua vitória diante do Ferroviário de Nampula, em Maputo. Os “muçulmanos” subiram da 12ª posição para a nona já com 17 pontos, os mesmos do 10º, o Têxtil do Púnguè.

O único empate da jornada registou-se no confronto entre o Ferroviário da Beira e o Chingale de Tete, a zero bolas.

A próxima jornada vai ser ainda mais quente. O Ferroviário de Maputo tem uma deslocação difícil à Tete, onde defronta o Chingale, enquanto o Maxaquene recebe a motivada formação da HCB. O Chibuto, Desportivo e Liga Muçulmana viajam até Beira, Vilankulo e Nampula, respetivamente, e o Costa do Sol joga em casa com o Ferroviário da Beira. O Incomáti também atua no seu reduto, em Xinavane, defrontando o Ferroviário de Nampula.