O Maxaquene é cada vez mais líder do Moçambola 2012. Na sequência dos resultados da 17ª jornada, os “tricolores” estenderam para quatro o número de pontos que os separas do segundo classificado, o Ferroviário de Maputo.

O Maxaquene saiu vitorioso na difícil deslocação ao terreno do Clube de Chibuto, onde venceu por 0-2, e beneficiou do empate a uma bola registado no “derby” da jornada entre o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol.  

A equipa de Arnaldo Salvado passa agora a ocupar a liderança isolada da prova com 36 pontos, contra 32 do Ferroviário de Maputo que perdeu a liderança do Moçambola na entrada da segunda volta, após conquistar o título de Campeão de Inverno.

Se no topo da tabela o Maxaquene está cada vez mais firme na liderança, o cenário complica-se cada vez mais para o velho rival e vizinho dos “tricolores”, o Desportivo Maputo que registou uma derrota inesperada na sua deslocação a Nampula onde defrontou o Ferroviário de Pemba. Depois de estarem a vencer por 0-1, os “alvi-negros” permitiram a reviravolta do último classificado do Moçambola que acabou alcançando a sua primeira vitória da prova, passando a somar seis pontos, enquanto a equipa de Artur Semedo continua na 13ª posição com 14 pontos.

No “clássico” da cidade da Beira, entre as formações do Ferroviário e do Têxtil do Púnguè voltou a registar-se um resultado semelhante ao verificado nos quartos-de-final da Taça Moçambique, ou seja, a vitória voltou a sorrir aos “locomotivas” do Chiveve que venceram por 3- aos “Fabris da Manga”. Com este resultado, o Ferroviário da Beira ascendeu ao quarto lugar com 27 pontos, enquanto o Têxtil do Púnguè está em 10º lugar com 20 pontos.

Nos outros jogos desta 17ª ronda, destaque ainda para o facto de o Vilanculos FC ter visto a sua senda vitoriosa travada na sua deslocação ao Songo, onde foi perder diante do HCB por 1-0. Os “Marlins” de Inhambane continuam na terceira posição com 29 pontos, enquanto a turma da “hidroeléctrica” está na sexta posição com 25 pontos, mais um que o Ferroviário de Nampula que recebeu e venceu ao Chingale de Tete por 1-0.

A Liga Muçulmana de Maputo, bi-campeão moçambicano, conquistou uma vitória à tangente no terreno do Incomáti de Xinavane (0-1), o que faz com que a formação orientada pelo português Litos ascenda à nona posição com 23 pontos, ainda muito longe dos lugares projetados para esta época.

A próxima jornada, a 18ª, terá os seguintes jogos: Desportivo Maputo – Liga Muçulmana; Chingale de Tete – Incomáti de Xinavane; Costa do Sol – Ferroviário de Nampula; Têxtil do Púnguè – Ferroviário de Maputo; Maxaquene – Ferroviário da Beira e Ferroviário de Pemba – HCB do Songo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.