O treinador Diamantino Miranda, do Costa do Sol está a viver dias difíceis depois de ter proferido comentários ofensivos e racistas ao árbitro no jogo com o Incomati.

O técnico português já tinha sido expulso do banco, em Xinanave, na 20ª jornada, depois de se desentender com a equipa de arbitragem e por ter proferido palavras obscenas e racistas. Na última jornada do Moçambola, voltou a repetir a dose, agora no encontro com a Liga Muçulmana, treinada por Litos, outro português.

Segundo o jornal Notícias de Moçambique, Diamantino voltou a insultar os árbitros com expressões obscenas, tendo inclusive chamado de “preto” ao juiz da partida.

Relata o jornal moçambicano que foi preciso a Polícia entrar em cena para acalmar o técnico português no final do encontro, quando este se dirigiu à equipa de arbitragem, reclamando da atuação dos senhores do apito.

Questionado em conferência de imprensa, Diamantino Miranda afirmou que não é racista, e que apenas se defendeu: «Não aceito que me chamem racista quando eu digo preto, quando o quarto árbitro diz ao juiz da partida ‘manda o branco para a rua’. Eu pergunto o que é isso? Não é racismo?», questionou Diamantino.

Diamantino disse ainda, segundo o Notícias, que se alguém o tratar por branco, ele o tratará de preto, recusando-se mais uma vez a conotação de racista: «Não admito que me chamem de racista, até porque são os árbitros que começaram com este tipo de cena», disse.

O Costa do Sol, treinado por Diamantino Miranda, está na 5ª posição com 33 pontos, a dez do Maxaquene, líder da prova.