As arbitragens têm estado no centro da polémica do Moçambola 2012. Quando faltamá cinco jornadas para o fim, cresce a pressão sobre os homens do apito, a quem se pede que tenham atuações isentas, por forma a não falsearem a verdade desportiva.

É sobre este clima que Aníbal Armando terá a espinhosa missão de dirigir o encontro mais importante da 22ª jornada do Moçambola2012, que colocará frente-a-frente o Desportivo de Maputo e o Ferroviário também da capital moçambicana, embate marcado para as 15 horas de sábado no campo do 1º de Maio.

Em épocas anteriores e a esta altura do campeonato, o encontro entre os “alvi-negros” e “locomotivas” teria uma palavra a dizer no que diz respeito a decisão do título, mas na presente temporada a partida reveste-se de outra importância, tendo em conta que estará em jogo a perseguição do Ferroviário ao líder Maxaquene e a luta pela permanência por parte do Desportivo.

Só a vitória interessa a cada uma das equipas envolvidas neste embate, pelo que Aníbal Armando terá que ter uma arbitragem que não interfira no resultado, sendo que para tal contará com o auxílio de Francisco Machel e Luís Fortunato, dois assistentes também experientes.

Já o embate entre o primeiro classificado Maxaquene e o Chingale de Tete, que luta para fugir cada vez mais da zona de despromoção, será dirigido por Inácio Sitóe que será coadjuvado por Gimo Patrício e Meque Machate. Esta partida está agendada para a tarde de domingo no campo do Maxaquene.

Eis a lista dos jogos e árbitros da 22ª jornada:

Têxtil de Púnguè - Costa do Sol: José Maria Rachide
Maxaquene - Chingale de Tete: Inácio Sitoé
Vilanculos FC - Desportivo de Incomáti: José Hugo
Ferroviário de Pemba - Ferroviário de Nampula:José Mandava
Desportivo Maputo - Ferroviário de Maputo:Aníbal Armando
HCB Songo - Ferroviário da Beira: António Massango
Clube de Chibuto - Liga Muçulmana: Filimão Filipe