A primeira jornada da segunda volta da poule de apuramento para o Moçambola 2013 rodou no fim-de-semana nas três regiões de Moçambique aonde tudo está em aberto quanto as equipas que vão qualificar-se para a maior prova futebolística nacional.

Na região sul do país o Matchedje de Maputo saiu vitorioso por 2-0 na receção ao Djuba FC da Província do Maputo. Esta vitória cria boas condições para que os "militares" continuem a sua marcha rumo ao regresso ao Moçambola, visto que permitiu que mantivessem a liderança da Poule com nove pontos.

Ainda assim, a equipa orientada por Miguel dos Santos continua a ser acossada pelo Ferroviário de Gaza que segue firme na perseguição ao líder, tendo na última jornada vencido a Associação Desportiva da Maxixe por 1-0, somando agora seis pontos.

Com os resultados desta quarta jornada, as formações do Djuba FC e AD da Maxixe vêm esfumarem-se as possibilidades de qualificação, tendo em conta que ocupam a terceira e quarta posições, com dois e um ponto respetivamente.

Na próxima ronda, o Matchedje desloca-se a Inhambane onde vai medir forcas com a AD da Maxixe e o Ferroviário de Gaza vem a Maputo onde joga com o DJuba FC de Beloluane.

Na região norte, as contas do apuramento também estão complicadas, sobretudo depois dos resultados da última ronda. O destaque vai para a cedência de pontos do líder Desportivo de Nacala que não foi além de um empate a três bolas com o Atlético de Mecanhelas, numa partida em que os nacalenses estiveram durante largos minutos em desvantagem.

No outro jogo, o Desportivo do Ibo venceu o Sporting de Monapo por 3-1. A classificação é liderada pelo Desportivo de Nacala com oito pontos, seguido do Sporting com seis, Desportivo do Ibo e Atlético de Mecanhelas estão em terceiro e quarto com quatro pontos cada um.

Na próxima ronda, o Desportivo de Nacala vai a Monapo onde defrontará o Sporting local, enquanto o Desportivo do Ibo vai a Niassa para jogar com o Atlético de Mecanhelas.

Na zona centro o Textáfrica do Chimoio, primeiro campeão de Moçambique após a independência, entrou na corrida para a única vaga da região que da acesso ao Moçambola 2013, ao derrotar o Palmeiras de Quelimane por 1-0. No outro jogo desta região o líder Estrela Vermelha da Beira consentiu um empate diante do Desportivo de Tete, resultado este que relança a competição.

Após a disputa de quatro jornadas, a classificação é liderada pelo Estrela Vermelha com oito pontos, mais três que o Textáfrica do Chimoio. Na terceira posição está o Palmeiras de Quelimane com quatro pontos e em ultimo e fora das contas da qualificação aparece o Desportivo de Tete com apenas dois pontos.

Na quinta jornada, o destaque vai para o embate entre o Estrela Vermelha da  Beira e o Textáfrica do Chimoio, partida que terá lugar no Chiveve e que será decisiva na luta pelo primeiro lugar. O Palmeiras de Quelimane recebe o Desportivo de Tete.