O Desportivo Maputo desceu de divisão e no próximo ano não fará parte das 14 equipas que vão disputar o Moçambola 2013, o principal campeonato de futebol moçambicano.

Após semanas a tentar sair da zona de despromoção, os “alvi-negros” viram esfumar-se as possibilidades de deixarem esta posição incómoda na tabela classificativa, ao perderem por 1-0, na deslocação ao terreno do Chingale de Tete, que também lutava para não cair na segunda divisão.

A equipa orientada por Artur Semedo não foi capaz de chegar à vitória que podia acalentar as esperanças da manutenção e ficar a aguardar pela última jornada para decidir o seu futuro. Com a derrota desta tarde, o Desportivo mantêm os 25 pontos, insuficientes para sair da 12ª posição, visto que o Chingale de Tete passou a somar 30 e está já fora da zona de perigo.

Outra equipa que também precisava de uma vitória para sair da zona de perigo era o Têxtil do Púnguè, que venceu o seu jogo da 25ª jornada por 2-1, o Vilanculos FC. Com estes resultados, o Desportivo Maputo, Incomáti de Xinavane e Ferroviário de Pemba são as equipas despromovidas da edição do Moçambola deste ano. De recordar que o Maxaquene é virtual campeão moçambicano e nesta jornada não foi além de um empate a zero na partida disputada diante da Liga Muçulmana de Maputo.

Nas outras partidas, o Costa do Sol venceu ao Ferroviário de Pemba por 1-0, o Ferroviário de Maputo foi derrotado pelo seu homónimo da Beira por 0-1, sendo que os “locomotivas” do Chiveve assaltaram a segunda posição. O Chibuto FC foi a Nampula derrotar o Ferroviário local, enquanto o Incomati de Xinavane derrotou o HCB do Songo por 2-1.