O Moçambola 2013 está à porta. A 30 de março arranca a principal e maior competição desportiva de Moçambique que movimenta 14 clubes de todos cantos da “Pérola do Índico”, com a exceção das províncias da Zambézia e Niassa.

A edição 2013 do Moçambola será histórica no capítulo dos treinadores estrangeiros ao serviço do futebol moçambicano. Ao todo serão oito treinadores, ou seja mais de metade dos clubes serão orientados por técnicos não moçambicanos.

Os técnicos portugueses encabeçam a lista, com seis treinadores lusos  a orientar clubes do Moçambola.

Diamantino Miranda (Costa do Sol), Litos (Liga Muçulmana), Victor Urbano (Ferroviário de Maputo), Victor Pontes (Clube do Chibuto), Rogério Gonçalves (Ferroviário de Nampula), José Fernando (Textil do Púnguè, este como Secretário Técnico) são os treinadores portugueses que estarão a trabalhar no principal campeonato moçambicano.

O brasileiro Alex Alves, no Matchedje, e o zambiano Weston Nherenda, do HCB do Songo, completam o quadro de técnicos estrangeiros que estarão a trabalhar no Moçambola 2013.

José Fernando viu-se impedido de assumir o camando técnico do «fabris da Manga», mas vai continuar no Têxtil do Púnguè, desempenhando funções de secretário técnico, onde irá trabalhar com o novo técnico, o moçambicano Miguel dos Santos.

A par de Miguel dos Santos, o Moçambola terá outros cinco treinadores moçambicanos, nomeadamente Arnaldo Salvado (Maxaquene), Nacir Armando (Desportivo de Nacala), Abdul Omar (Estrela Vermelha da Beira), Rogério Mariani (Chingale de Tete) e Chiquinho Conde (Vilankulos FC).

A escassas semanas do arranque do Moçambola já se fazem apostas sobre quem será o primeiro a levar uma “chicotada psicológica”.