Promoção e valorização do talento do futebolista moçambicano é o grande slogan que vai estar ligado ao Moçambola 2013, segundo considerou o Presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), Alberto Simango Júnior, quando projetava o campeonato nacional de futebol, que se inicia a 30 de Novembro.

O Presidente da Liga destacou o facto desta temporada a LMF querer valorizar ainda mais os protagonistas da prova, que são os jogadores que semana após semana vão deliciar os adeptos que vão afluir aos estádios.

«Nós decidimos que vamos dedicar nas nossas abordagens à valorização dos talentos que saem do Moçambola. Queremos que se fale mais dos jogadores que aparecem e que fazem a diferença», disse Simango Júnior, para depois acrescentar que «queremos incutir este pensamento no seio das direcções dos clubes, dos treinadores e da comunicação social para resgatarmos os valores que temos no Moçambola».

Tal e qual nos anos anteriores, a LMF vai premiar os melhores do Moçambola, estando a fazer um esforço com vista a aumentar os valores da premiação. Simango apelou aos restantes parceiros a engajar-se na criação de outros prémios que possam incentivar aos jogadores.

«Queremos trabalhar na busca de outras soluções e de outros atrativos, pois não temos equipas talhadas para eleger o melhor jogador do mês, mas o que nós queremos  é com a comunicação social, as direcções dos clubes e técnicos para valorizar os melhores do Moçambola e podemos encontrar meio termo para premiar os jogadores», referiu o Presidente da Liga.

Recordar ainda que os jogos das primeiras duas jornadas terão as receitas destinadas ao apoio das vítimas das chuvas, que afetaram o país nos meses de Janeiro e Fevereiro.