É já este fim-de-semana que o Moçambola 2013 regressa aos campos, com o início da disputa da segunda volta da prova, algo que sucede após cerca de dois meses de interregno.

O principal campeonato moçambicano esteve parado para dar lugar aos trabalhos da seleção moçambicana de futebol, que tomou parte na Taça COSAFA, CAN Interno e jogos amigáveis.

O regresso da prova é algo saudado pelos adeptos do futebol e pelos jogadores, treinadores e dirigentes dos 14 clubes envolvidos no principal Campeonato disputado em Moçambique, visto que a paragem obrigou os mesmos a alterar os planos para esta temporada, sendo alguns obrigados a refazerem os programas como se estivessem em pleno início de temporada.

É deste modo que a maior parte dos clubes vão regressar a prova sem ritmo competitivo que já haviam ganho e que colocou a disputa pelos lugares cimeiros bastante equilibrada, o que resultou em quatro equipas que partilham o topo da classificação, com igual número de pontos, 24, nomeadamente Ferroviário da Beira, Chibuto, Maxaquene e Liga Muçulmana.

A segunda volta vai abrir este sábado, 10 de agosto, com a realização do jogo Costa do Sol- Maxaquene, partida de maior cartaz da 14ª jornada, mas as atenções também estarão viradas para a cidade da Beira, onde o Ferroviário da Beira vai defrontar o Estrela Vermelha da Beira. Na primeira volta as duas equipas dividiram os pontos, na sequência de um empate a duas bolas.

Ainda no Chiveve, o Têxtil do Púnguè, 10º classificado, recebe o quarto classificado, Liga Muçulmana, que vai procurar continuar a sua senda vitoriosa, que iniciou após ser eliminada das competições africanas. Na primeira volta os “muçulmanos” venceram por 4-0.

Outro líder da tabela classificativa, o Clube de Chibuto, recebe o Desportivo de Nacala, antevendo-se um duelo de gigantes visto que ambas as equipas terminaram a primeira volta em alta, na segunda e sexta posição, respetivamente, separadas por cinco pontos. Empate a uma bola foi o resultado da 1ª jornada do Moçambola.

Deslocações difíceis terão as equipas que estão em aflição na prova, como é o caso do último classificado Matchedje que vai a casa do quinto classificado HCB do Songo, enquanto o Vilankulo FC que segue em 12º lugar vai deslocar-se à Nampula para medir forças com Ferroviário local que segue na 11ª posição.

Para fechar a ronda, o Ferroviário de Maputo recebe no estádio da Machava a formação do Chingale de Tete. Os «locomotivas», crónicos candidatos ao título, iniciaram mal a prova ocupando a 8ª posição, com 16 pontos os mesmos que o seu adversário de domingo.

Jogos e árbitro

Sábado – 10 de Agosto -15h00
Costa do Sol vs Maxaquene - José Maria Rachid

Domingo – 11 de Agosto – 15h00

HCB do Songo vs Matchedje - Virgílio Macune
Chibuto vs Desportivo de Nacala - Mateus Infante
Têxtil de Pungue vs Liga Muçulmana - Felisberto Timane
Ferroviário da Beira vs Estrela Vermelha da Beira - Celso Alvação
Ferroviário da Nampula vs Vilanculos FC - António Massango
Ferroviário de Maputo vs Chingale de Tete - Paiva Dias