O Maxaquene recebeu e derrotou ao Vilankulo FC por 2-1, em jogo de acerto de calendário da 16ª jornada do Moçambola 2013.

A vitória teve o condão de voltar a colocar os «tricolores» na terceira posição da tabela classificativa com 29 pontos, menos dois que o Clube de Chibuto (1º clasificado, com 17 jogos) e menos um que a Liga Muçulmana (2º lugar, com 15 jogos).

No início da contenda, o Maxaquene ressentiu-se da longa paragem na prova e do facto de ter recebido os jogadores que estavam na selecção dois dias antes deste jogo.

Foi assim que o Vilankulos FC inaugurou o ativo aos nove minutos, aproveitando de uma oferta de Gabito, tendo Gildo agradecido e não desperdiçado o ensejo para visar a baliza de Acácio, que pouco ou quase nada poderia fazer para evitar o golo dos «marlins».

Os «tricolores» não viraram cara a luta, correram atrás do prejuízo e lograram chegar ao golo do empate aos 37 minutos, com Kito a fazer um execelente cruzamento para Eboh aparecer no local certo e rematar para o fundo da baliza de Martinho.

Na segunda parte, o Maxaquene mandou no jogo e encostou o Vilankulos FC à sua área defensiva e o resultado foi o avolumar das acções ofensivas, que culminaram com a obtenção do golo da vitória, da autoria de Chiukepo, quando estavam decorridos 65 minutos da partida.

Ainda assim, o Vilankulos FC que está numa situação aflitiva no Moçambola, não atirou a toalha ao chão, lutou à procura do empate, mas o tempo mostrou-se escasso para que a equipa de Akil Marcelino chegasse ao tão almejdao golo.