A deslocação da Liga Muçulmana, líder do Moçambola 2103, ao reduto do Vilankulos FC é dos jogos que vai prender as atenções da 20ª jornada do Campeonato moçambicano de futebol, que se disputa no fim de semana que se avizinha.

Com cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado, a Liga, do treinador português Litos (que conta com 39 pontos), vai procurar manter o seu caminho rumo à conquista do título de campeão, perante uma equipa que pretende sair da zona de despromoção.

Depois de receber e derrotar o Costa do Sol por 2-1, o Vilankulos FC que continuar a ganhar em casa e somar mais três pontos aos 21 pontos, que o colocam na 10ª posição. Para tal terá que travar as investidas de Sonito (melhor marcador da prova com 14 golos) e companhia, que estão em alta na prova. A partida será dirigida por Sérgio Lopes, que contará como 1º assistente Salomão Filipe e Bento Chengerenao será o segundo assistente.

Nesta ronda, as atenções estarão também viradas para a cidade da Beira, que vai acolher um «derby» do Chiveve entre o Ferroviário da Beira e o Têxtil do Púnguè. Este é apelidado naquelas bandas como sendo o jogo entre o Real Madrid da Beira e o Barcelona do Chiveve, dada a rivalidade entre os dois clubes.

O facto de os «locomotivas» estarem a lutar pelo título (estão em segundo com 34 pontos) e os «fabris da manga» estarem a lutar para fugir dos lugares da despromoção vai apimentar ainda mais este jogo, que será dirigido por António Domingos, com o auxílio de Eduardo Gatoma e Manuel Nelson.

Já o HCB do Songo, terceiro classificado da prova com 31 pontos, tem uma deslocação difícil ao terreno do Ferroviário de Maputo, que no meio da semana derrotou o último classificado, Matchedje. Os «locomotivas» estão à procura de uma melhor classificação na prova, depois de terem iniciado mal a sua prestação no Moçambola 2013.

Este jogo será arbitrado por Ainad Hussen, que volta a dirigir uma partida após longos meses de ausência, devido a uma suspensão. Júlio Muianga e Carlos Guambe serão os seus auxiliares.

Por seu turno, o Clube de Chibuto, outra equipa que almeja o topo da classificação, sendo quarto com 31 pontos,  vai deslocar-se a casa do Ferroviário de Nampula que está em queda na classificação, ocupando atualmente a incómoda 12ª posição com 20 pontos. Estêvão Matshinhe, Ivo Muiambo e Daniel Viegas compõem o trio de arbitragem deste encontro.

Por outro lado, o Maxaquene (5º classificado, com 31 pontos) vai defrontar o Matchedje (último classificado, com 7 pontos), uma partida que curiosamente apesar de pertencer aos  «tricolores» vai ter lugar no campo dos «militares». Dionísio Dongaze, Amisse Djuma e Abene Jussa será o trio de arbitragem deste jogo.