O Têxtil do Púnguè venceu por 3-0 o importante duelo pela manutenção no Moçambola que disputou diante do Vilankulos FC, numa partida a contar para 25ª e penúltima jornada do Moçambola 2013, realizada na tarde deste domingo no Campo do Ferroviário da Manga, na cidade da Beira.

A partida era cariz importante para ambas formações que lutam pela permanência na principal prova do futebol moçambicano, pois ambas procuram fugir dos lugares incómodos e que dão direito a descida de divisão.

Os três golos da vitória dos «Fabris da Manga» foram apontados por Amílcar, um dos quais na transformação de pontapé da marca de grande penalidade, num jogo em que o treinador Akil Marcelino, do Vilankulos FC queixou-se da arbitragem de José Maria tachide.

A vitória ainda não foi de todo suficiente para que o Têxtil do Púnguè fechasse as contas da permanência na prova, mas teve o condão de colocar para trás um adversário directo nessa disputa. O Púnguè passou a somar 26 pontos, mas um que o Vilankulos, estando na 12ª com menos um ponto que o 11ª classificado, o Chingale de Tete.

Agora a equipa do Chiveve terá que esperar por mais três pontos no jogo diante do Estrela Vermelha da 26ª e última jornada, sendo que o «alaranjados» da beira vão defrontar o histórico de Sofala com a permanência no Moçambola já garantida, antevendo-se por isso facilidades entre as equipas da mesma província.

Mas, o Têxtil terá também que esperar pelo resultado do jogo entre o Chigale de Tete e o Ferroviário de Nampula, pois a equipa da «capital do carvão» necessita de vencer para fugir à despromoção. Quem está com a situação mais complicada é o Vilankulos FC que terá que vencer o jogo com o Ferroviário da Beira e aguardar pelas derrotas do Chingale e Têxtil do Púnguè, antevendo-se uma última jornada escaldante.