Há escassos meses do arranque do Campeonato Moçambicano de Futebol, Moçambola 2014, um total de 25 treinadores das equipas que militam nesta competição estão a beneficiar de uma formação que vai decorrer até ao próximo dia 16 de Janeiro.

Esta acção de formação é organizada pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF) em parceria com a empresa moçambicana de gestão desportiva Prosport e visa dotar aos treinadores moçambicanos de conhecimentos sobre como preparar e gerir uma época desportiva.

O curso está a ser orientado por dois instrutores da KNVB – Real Confederação Holandesa de Futebol que para o efeito enviou a Moçambique dois instrutores, nomeadamente Berend Zuurman e Roger Scouwenaar, do programa WorldCoaches da KNVB. Aaron Winter, antigo capitão da selecção holandesa de futebol será um dos prelectores desta formação.

Segundo revelou Manuel Monteiro, Director da Prosport, esta formação «visa emprestar um know-how sobre somo se prepara uma pré-época, como se cuida de um jogador quando vem de férias», algo importante para a melhoria da qualidade do futebol moçambicano.

De 20 a 24 do mês corrente vai decorrer outra acção de formação destinada a outros 25 treinadores de ambos sexos que orientam equipas de escalões de formação e trabalham em academias dos clubes.