O campo dos “tricolores” na baixa da cidade de Maputo foi o palco do embate entre o Ferroviário e o Maxaquene, o primeiro da presente temporada 2014 e referente a terceira jornada da Torneio Top 8, que marcou a estreia do treinador português Victor Pontes no comando dos “locomotivas”.

Logo nos minutos iniciais, Mupoga é derrubado por Calima e o árbitro Aureliano Mabote assinala para grande penalidade. Gabito foi chamado a marcar e conseguiu apontar o primeiro golo com a camisola do Ferroviário de Maputo, e quis o destino que fosse contra a sua anterior clube.

O Maxaquene não virou cara a luta e fruto disso aos 26 minutos Maurício recebe a bola no interior da grande área e cara-a-cara com Leonel escolheu o ângulo para o qual enviar a bola para o golo de igualdade na partida.

Ao segundo minuto da segunda parte os tricolores ganham uma falta na entrada da grande-área. Vling foi chamado a cobrar e Maurício colocou o seu faro pelo golo ao serviço da equipa e apontou o segundo tento para a sua equipa, que passou a liderar o marcador.

O Ferroviário de Maputo reagiu e face ao encolhimento dos tricolores esteve mais vezes na grande-área e próximo do fim do jogo a bola vai parar aos pés de Andro que tirou um remate que bateu a Simplex, seu antigo colega no HCB do Songo e estreou-se a marcar pelos "locomotivas" com o tento que restabeleceu o empate na partida.

Victor Pontes, treinador Ferroviário de Maputo, elogiou a sua equipa afirmando que «em três treinos não é possível fazer grande coisa, mas aquilo que nós queremos fazer é de facto um Ferroviário capaz de em cada jogo puder lutar pelos três pontos, e essa é nossa ambição e é nosso desejo. É de criar um Ferroviário determinado, ambicioso com uma qualidade de jogo e com uma confiança e uma determinação que nos permita encarar cada adversário sempre respeitando mas pensando que nós podemos vencer».

Já Chiquinho Conde, treinador do Maxaquene considerou que «estão de parabéns as duas equipas e o mais importante é que possamos continuar a trabalhar com humildade para alcançar os objectivos traçados e estou feliz com os meus jogadores.