A final do torneio Top 8 arrastou milhares de adeptos ao campo do Primeiro de Maio e estavam em campo duas equipas que trocaram de escalão, pois enquanto o Desportivo regressa ao Moçambola o Matchedje vai ser relegado ao Campeonato da Cidade de Maputo.

As duas equipas acabaram por equivaler-se, terminando os 90 minutos empatadas a zero, e levarem a decisão do encontro para a transformação de grandes penalidades. Ai Caio voltou a ser gigante, ao defender um penalty cobrado Tchotcho e coube a Jair a penalidade que colocou o resultado em 4-3 e garantiu para o Desportivo a conquista do primeiro troféu da temporada 2014.

«Foi um bom jogo, acho que acaba por ser uma final boa no meu entender, pecou apenas porque os avançados estiveram de férias, mas acho que foi um jogo competitivo e acho que nós quisemos ganhar o jogo até ao fim, acho que ganhou a equipa que teve sorte nos penaltes»,  disse Alcides Chambal, treinador Matchedje.

"Nós quando nos propusemos a entrar para este torneio não era exactamente para, não tínhamos como prioridade ganhar o torneio, queríamos era sim ter possibilidade operacionalizar o nosso modelo de jogo que era termos uma equipa no inicio do campeonato, tivemos o ensejo de fazer isso ainda que com algumas dificuldades ao longo do próprio torneio», disse Artur Semedo, treinador Desportivo Maputo.

A entrega dos troféus foi dirigida pela Governadora da Cidade de Maputo, Lucília Hama,  que deu os parabésn as duas equipas pela "entrega na partida que teve que ir as grandes penalidades, isto prova que este torneio de preparação foi execelente para os quarto representantes de Maputo Cidade no Moçambola 2014".