O Liga Muçulmana inicia no domingo a defesa do título de campeão moçambicano de futebol, defrontando o Clube de Chibuto na primeira jornada do Moçambola, que arranca no sábado com a partida entre o Ferroviário de Pemba e Maxaquene.

Além do jogo inaugural, único desafio agendado para sábado, e do despique em que vai participar o campeão nacional de 2013, a primeira jornada terá também como destaque o “clássico” Ferroviário da Beira-Ferroviário de Maputo, no domingo.

A primeira das 26 jornadas do campeonato conta ainda os jogos HCB-Desportivo de Maputo, Ferroviário de Nampula-Estrela Vermelha da Beira, Desportivo de Maputo-Têxtil do Púnguè e Ferroviário de Quelimane-Costa do Sol.

Este ano, a principal prova do futebol moçambicano contará com apenas três treinadores portugueses, nomeadamente Vítor Pontes, do Ferroviário de Maputo, Rogério Gonçalves, Ferroviário de Nampula, e João Eusébio, Clube de Chibuto, ou seja, metade dos seis com que a competição arrancou em 2013.

Para as 26 jornadas, a Liga Moçambicana de Futebol (LMF) vai reservar 3.142 passagens para o transporte das delegações das 14 equipas nas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e vai pagar as despesas de transporte e alojamento dos clubes envolvidos na prova.

A LMF estima em cerca de dois milhões de euros as despesas de organização do "Moçambola" este ano, registando um défice de pouco mais de 385 mil euros.

Dados daquela entidade apontam que o canal público Televisão de Moçambique deve cerca de 360 mil euros à LMF relativos aos direitos de transmissão de jogos, que o canal ganhou em 2011.