Após três jornada disputadas, o Maxaquene segue na 3.ª posição do Moçambola 2014, fruto de dois empates e uma vitória, totalizando sete pontos, os mesmos que a Liga Muçulmana e HCB do Songo, os líderes da prova.

Os Tricolores foram um dos grandes vencedores da última jornada, visto que ultrapassaram um dos principais candidatos à conquista do título, o Ferroviário de Maputo, que perdeu em pleno Estádio Nacional do Zimpeto por 1-0. Chiquinho Conde, treinador do Maxaquene, estava naturalmente radiante com o triunfo.

"Foi um espetáculo fantástico. O segredo tem a ver com o trabalho, com a preparação dos jogos e quem está atento ao Maxaquene sabe perfeitamente que nós jogamos com dois sistemas, o primeiro que é o básico que é o 4-3-2-1 e o segundo é o 3-5-2. Em função daquilo que nós verificamos da equipa do Ferroviário entendemos porém jogar com o sistema alternativo porque este é um sistema altamente defensivo mas altamente ofensivo também. Depende fundamentalmente da mobilidade dos jogadores em campo", disse o timoneiro dos Tricolores.

Sobre o excelente arranque no Moçambola, Chiquinho Conde não quis embandeirar em arco, preferindo manter a humildade na abordagem dos objetivos da época.

"Nós não somos candidatos ao título, nós propusemos-mos em todos jogos lutar para alcançar os três pontos e as contas fazem-se no fim. Como é óbvio quando se ganha é natural que temos que disfrutar do momento, mas nós estamos com um discurso mais para dentro do que para fora, reiteramos que não somos candidatos ao título. Haverá outras equipas como Ferroviário, a Liga Muçulmana e o Costa do Sol que têm um orçamento maior que o nosso. Aqui temos 14 jogadores novos e a única estrela é a própria equipa”, afirmou.

Na próxima jornada, o Maxaquene tem mais um embate difícil, pois desloca-se ao terreno do Costa do Sol que segue na sétima posição e vem de uma derrota na terceira jornada.