Depois de um excelente início do Moçambola, com empates com dois candidatos ao título nas duas primeiras jornadas da prova, o Ferroviário de Pemba procura sair dos últimos lugares da tabela classificativa na sua deslocação ao terreno do Têxtil do Púnguè.

Os locomotivas de Pemba que regressaram esta temporada a principal prova do futebol moçambicano seguem na 12a posição na tabela classificativa e vão medir forças com os Fabris da Manga que ocupam a 10a posição com quarto pontos, esperando um duelo interessante entre duas equipas que procuram fugir da zona de sufoco, ou seja próximo dos lugares de despromoção.

Outro despique entre clubes que estão aflitos na prova vai envolver o Estrela Vermelha da Beira e o Clube de Chibuto. Os alaranjados do Chiveve seguem na 11a posição com quarto pontos, enquanto Guerreiros de gaza ocupam a 13a posição com apenas um ponto.

Por outro lado, a quinta ronda do Moçambola será também marcada por jogos envolvendo clubes que estão à meio da tabela classificativa, como o embate  entre a Liga Muçulmana de Maputo, terceiro classificado com oito pontos e o Ferroviário de Quelimane, quinto classificado com seis pontos.

No centro as atenções estarão viradas para o derby entre o HCB do Songo, quarto classificado com oito pontos, e o Ferroviário da Beira, sétimos classificado com cinco pontos, duelo que promote agitar o estádio 27 de Novembro.